quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Causo de Gandhi

Em um dia, uma mulher, juntamente com seu filho, foi visitar Gandhi em sua singela moradia no interior da Índia. A mãe, reconhecendo em Gandhi a figura que lhe podia auxiliar os problemas, confessou-lhe:

-"Gandhi, por favor, ajude-me. Meu filho é criança ainda, esperto e saudável, mas estou com receio de que adoeça, pois que come muito açúcar".

Gandhi ouviu atenciosamente a mãe preocupada com seu querido filho e ficou a pensar em sua resposta. Após certo tempo, respondeu-lhe:

-"Minha senhora, por favor vá e retorne em dois meses para conversarmos novamente".

A mãe, um pouco desapontada com as palavras recebidas, chamou seu filho e juntos foram embora.
Após dois meses, a mãe e o filho retornaram à casa de Gandhi. Novamente, a mãe se aproximou daquele homem intrigante e lhe disse quem era. Prontamente Gandhi se lembrou da história e chamou o menino, dizendo-lhe:

-"Meu querido, você é jovem, tem uma longa vida pela frente. Por isso, deve cuidar de sua saúde e comer muito açúcar lhe será prejudicial. Controle a sua ingestão de açúcar, eu lhe peço".

O garoto, atento àquelas palavras, concordou com Gandhi e prometeu reduzir o açúcar de seu hábito alimentar.
Todavia, a mãe, desconfiada, perguntou ao sábio:

-"Mas Gandhi, se o senhor disse poucas palavras ao meu filho e rapidamente resolver o que havia lhe pedido, por qual razão me pediu para voltar dois meses depois?"

E Gandhi lhe respondeu:

-"Porque, minha cara, há dois meses eu também comia muito açúcar..."

Fonte: desconhecida