quarta-feira, 7 de julho de 2010

Educação do ser humano (I)

Já abordamos anteriormente a questão entre Instrução e Educação, de Rohden, explanando que a primeira se atenta às questões profissionais e a segunda na formação de valores humanos. Lembramos, então, de Einstein: "Do mundo dos fatos não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores". Assim, para Einstein, pela instrução de Rohden não há formação de valor humano.

Pois bem, estava eu um dia em um congresso sobre Educação Médica e lá estavam, em uma determinada manhã, coordenadores do curso de medicina das principais universidades paulistas (UNICAMP, USP, UNESP e UNIFESP). O interesse era de explanar o currículo da graduação médica e evidenciar pontos positivos da "educação" desses centros universitários. Foi consenso, neste debate, que o processo "educacional" ocorre a partir da pesquisa universitária, ou seja, o ato de se pesquisar cientificamente permite ao aluno não apenas se formar melhor na teoria e na prática, mas também humanamente (com valores). Em uma apresentação, por fim, estava escrito; "A pesquisa como educação".

Aí, então, iniciaram-se as reflexões: como posso aprender a ser um ser humano em qualquer profissão com a pesquisa? posso ser educado pelo mundo dos fatos? ao saber o funcionamento dessa ou daquela droga, ao medir o metabolismo de ratos, desvendar leis matemáticas´, aprender o método científico, ou então na concentração de estudos históricos de povos antigos ou apreender a formação de uma sociedade, eu poderei ser um ser humano melhor?

Ganharei, assim, valores?